quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vivência intensa com os livros, a escrita, a poesia

No dia 1 de Fevereiro, na aula de Língua Portuguesa, o Dr. António Fortuna partilhou connosco a sua vivência intensa com os livros, a escrita, a poesia.
Vimos nele o entusiasmo de alguém que vive as palavras por dentro.
Vimos a poesia a voar na sala de aula.
Escrevemos.
Aprendemos que vale a pena ler, escrever, viver.
Carpe diem


O amor.
O amor é a luz.
A luz que dá brilho ao nosso dia-a-dia
O que nos faz chorar de sofrimento
O que nos faz rir de felicidade
Aquilo que nos da vontade de viver e …reviver.
                                                                                 Ana Guerra

Eu amo-te
Com todo o ódio que tenho.
Amo
Com o mais suave dos venenos,
Com o mais doce sentimento,
Com a dor mais profunda,
De alguém que chora em silêncio.
                                       António Moreira

Por vezes não há palavras para podermos exprimir o que sentimos, mas há sempre uma caneta para escrevermos o que as nossas palavras exprimirão.
                                                                                                   Cristiana Carvalho

 
A esperança
A esperança de te ver um dia
A esperança de te ver sorrir
A esperança corre nas veias
De te ver um dia ao pé de mim. 
Maria Braga

Quando te vi, por ti me apaixonei.
Fui para casa triste fiquei.
Quando soube que partiste
Sofri e nunca mais me esqueci.
A distância pode separar dois olhares
Mas nunca dois corações.
Separa o dia-a-dia
Mas nunca duas emoções.
                                                     Mickael Igrejas

Os amores são traiçoeiros, sem nunca nos apercebermos!
Muitas vezes, quando realmente nos apercebemos, já é tarde demais…
Vive a vida, um dia de cada vez, para não te arrependeres!
Os amores são traiçoeiros, poucos são os verdadeiros, e tens que saber escolher!
Paulo Gonçalves

Pus-me à janela a olhar
E no relento vi-te passar.
Os teus olhos verdes, cabelos louros e longos 
Ficaram na minha cabeça.
Cabeça de louco apaixonado…
Apaixonado pela tua predominante beldade.
Sérgio Trogano
Por detrás de uma janela
Uma pequena flor.
Observa.
Ela era tão linda
Que me sorriu.

Ela era tão perfeita
Que me pôs a sorrir
Fui perto dela
E falou para mim.

Naquele jardim tão verde
Uma flor vermelha sorriu
Comecei de imediato
A falar e a sorrir.
                                                Sónia Rego

Perturbadores …devemos ser perturbadores no bom sentido!
Devemos também aprender a dizer “porque sim”.
Pensei no que devia dizer nesta folha, mas aquilo que pensei no primeiro momento foi “não sei escrever nada”.
                                              Tiago Ribeiro

1 comentário:

  1. PARABÉNS . . .
    Ao Dr.Fortuna e, também, aos alunos que ficaram fascinados com a POESIA.
    É isso mesmo, deixem brotar essa inesgotável ligação mágica que opera maravilhas e verdadeiros milagres. Amem a POESIA, é um acto positivo incomparável. Assim, estamos propositada e conscientemente a criar um compromisso de ligação à própria essência.

    ResponderEliminar